18/10/2025 –, Sala 2
Nesta palestra abordaremos conceitos e melhores práticas de redundância, backup e recuperação de desastres na nuvem. Incluindo métricas como SLA, infraestrutura global, escalabilidade - diferenciando escala vertical e escala horizontal. Também aprenderemos sobre disponibilidade e durabilidade dos dados, métodos para recuperação de desastres e os serviços disponíveis (XaaS). O objetivo é proporcionar uma visão clara e prática sobre como garantir a resiliência e a continuidade dos serviços na nuvem, utilizando as ferramentas e técnicas mais eficazes. Venha aprender como proteger seus workloads, construir um futuro seguro e resiliente na nuvem e a minimizar impactos em caso de incidentes.
Nesta apresentação, abordaremos alta disponibilidade (HA), backup e continuidade de negócio e recuperação de desastres (BCDR) na Azure, explorando em detalhes a infraestrutura global e a divisão das localidades: Geographies, Region Pairs, Availability Zones, Availability Sets, Fault Domains e Update Domains. Discutiremos a escalabilidade com VM Scale Sets, além das diferenças entre escala vertical (scale up/down) e escala horizontal (scale in/out). Também aprenderemos os tipos de replicação de storage para garantir a disponibilidade e durabilidade dos dados, metodologias de Disaster Recovery com o DRaaS Azure Site Recovery (ASR) e conceitos como RPO e RTO.
As referências utilizadas incluem a documentação da Microsoft e materiais sobre estratégias de backup para ambientes on-premises e na nuvem. Além disso, cobriremos tópicos relevantes para as certificações AZ-900, AZ-104 e AZ-305, proporcionando uma base sólida para profissionais da área. Meu interesse por esta área surgiu da necessidade crescente de segurança, resiliência e continuidade nos serviços digitais. Estou muito animado para compartilhar essas informações valiosas com todos vocês.
Com mais de 25 anos de experiência em TI, sou engenheiro Sênior de DevOps na Bosch Digital, onde ofereço consultoria e suporte para serviços de computação em nuvem usando os principais provedores, como: Azure, AWS, GCP e OCI. Também tenho experiência em infraestrutura como código (IaC), automação, conteinerização, orquestração e observabilidade, usando ferramentas como Terraform, Ansible, Docker, Kubernetes e Observability (Prometheus + Grafana / stack LGTM + New Relic).