22/11/2025 –, Palco Principal - Teatro
Aprenda como as chamadas de sistema (syscalls) podem revelar comportamentos maliciosos ocultos em ambientes cloud native. Nesta palestra, vamos mostrar exemplos práticos e demos ao vivo com Stratoshark e Falco (projeto da CNCF focado em segurança em tempo de execução). Ideal para quem trabalha com Kubernetes e quer detectar ameaças antes que se tornem incidentes.
As chamadas de sistema (syscalls) são o coração de qualquer sistema Linux e uma fonte valiosa para detectar ameaças em tempo real. Nesta palestra, você vai aprender como usar syscalls para identificar comportamentos maliciosos ocultos, como execução de shells, alterações suspeitas em arquivos e abusos de privilégios em ambientes cloud native.
Vamos explorar exemplos do mundo real e realizar demos ao vivo com o Stratoshark, facilitando a visualização da atividade de syscalls. Também vamos mostrar como o Falco, projeto da CNCF, transforma esses dados de baixo nível em alertas de segurança acionáveis. Se você trabalha com Kubernetes ou gerencia infraestrutura, sairá desta sessão com formas práticas de identificar e responder a ameaças antes que elas se tornem incidentes.
Software engineer, fully certified Kubernetes engineer, 6x certified by AWS, open source contributor.
Com mais de 7 anos de experiência na área de tecnologia, atua atualmente como Solutions Engineer na Sysdig, com foco em segurança cloud native. Contribui ativamente com projetos open source, mantendo as traduções para o português (Brasil) da documentação do Kubernetes, do CNCF Cloud Native Glossary e da documentação do OpenTelemetry.
Apaixonado por comunidades, é CNCF Ambassador, AWS Community Builder e faz parte do programa Grafana Champions. Fora do trabalho, gosta de palestrar em eventos e meetups cloud native — e, quando não está mergulhado em temas de observabilidade ou segurança, provavelmente está em uma quadra de tênis.